top of page
Buscar

Vestiu o índio.Que pena!

  • Foto do escritor: isabellesiilva060
    isabellesiilva060
  • 14 de jun. de 2018
  • 1 min de leitura




" Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português. "

O modernismo surge em um contexto onde havia insatisfação politica no Brasil. Dessa forma com intuito de manifesta usam os poemas para isso. Oswald foi um importante escritor desse período.

O seu poema apresenta características evidentes da segunda fase do modernismo (1930 a 1945) também chamada de “fase de consolidação” pois as temáticas marcantes era nacionalismo e regionalismo.

Como podemos observar e interpretar o poema, Oswald faz uma critica sobre a colonização brasileira, passa a ideia de que os portugueses retiraram a cultura e o lar dos índios “Vestiu o Índio. Que pena!” e se observarmos por outra ótica ele afirma que os português adquiriram esse mérito através da covardia de usar seus recurso sobre a inocência dos nativos “ Fosse manha de sol, o índio tinha despido o português.


Caso tenha interessado pelos poemas do nosso querido escritor Oswald, deixo um pdf onde poderá conhecer outras obras com temas diverso.

https://monoskop.org/images/9/95/Oswald-de-andrade-Obras_Completas-vol1.pdf



Em 1911 fundou uma revista semanal chamada “O Pirralho”, que durou até 1917.

Foi reconhecido por escrever dois manifesto. O primeiro, “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, era uma poesia desvinculada das influências europeias e americanas e o “Manifesto Antropófago” que era uma crítica ferrenha à colonização portuguesa e às influências europeias na arte, literatura e cultura do Brasil

Casou-se três vezes, uma delas com a famosa escritora Tarsila do Amaral. E outro em em 1930 com Patrícia Galvão no cemitério da Consolação, em São Paulo. A cerimônia foi mais uma das excentricidades dos modernistas.




Espero que esteja gostando do nosso blog, fique ligadinho que todos os dias tem postagem nova!! Bjinhos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O modernismo- Isis Bez Birolo

" Se você ainda não aprendeu sobre o modernismo agora é seu momento" SE JOGA NA BATIDA!!! (Bárbara Armani) O Modernismo Enquanto o...

 
 
 
80 anos de Vidas Secas

Apesar de terem se passados 80 anos, vidas Secas ainda retrata temas que são realidade em varias partes do mundo. Graciliano Ramos...

 
 
 

Comentários


© 2023 por Blog da Paternidade

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Google+ Black Round
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round

Av. Bernardino de Campos, 98, São Paulo, SP 12345-678

info@meusite.com

Tel: 011-3456-7890

Fax: 011-2345-6789

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page