Vestiu o índio.Que pena!
- isabellesiilva060
- 14 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

" Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português. "
O modernismo surge em um contexto onde havia insatisfação politica no Brasil. Dessa forma com intuito de manifesta usam os poemas para isso. Oswald foi um importante escritor desse período.
O seu poema apresenta características evidentes da segunda fase do modernismo (1930 a 1945) também chamada de “fase de consolidação” pois as temáticas marcantes era nacionalismo e regionalismo.
Como podemos observar e interpretar o poema, Oswald faz uma critica sobre a colonização brasileira, passa a ideia de que os portugueses retiraram a cultura e o lar dos índios “Vestiu o Índio. Que pena!” e se observarmos por outra ótica ele afirma que os português adquiriram esse mérito através da covardia de usar seus recurso sobre a inocência dos nativos “ Fosse manha de sol, o índio tinha despido o português.
Caso tenha interessado pelos poemas do nosso querido escritor Oswald, deixo um pdf onde poderá conhecer outras obras com temas diverso.
https://monoskop.org/images/9/95/Oswald-de-andrade-Obras_Completas-vol1.pdf



Espero que esteja gostando do nosso blog, fique ligadinho que todos os dias tem postagem nova!! Bjinhos.

Comentários