Modernismo: A arquitetura de Lina Bo Bardi
- isabellesiilva060
- 30 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Arquiteta Italo-brasileira
Nascimento: 05 de dez. de 1914 - Roma
Óbito: 20 de março de 1992 - São Paulo
- Modernista
- Comunista
- Antifeminista
- Multiprofissional
Forma-se na Universidade de Roma (1939), logo em seguida, muda-se para Milão onde trabalha com Giò Ponti. Ganha experiência e abre seu próprio escritório, que fora bombardeado durante a II Guerra Mundial por Nazistas, este ocorrido foi um dos motivadores para que Lina ingressasse em 1943 no Partido Comunista Italiano para resistir ao avanço alemão.
Em 1946 casa-se com o jornalista Pietro Maria Bardi e partem juntos para o Brasil devido traumas da Guerra que assombravam a Europa.
Chegando ao Brasil, Lina encontra grandes potencialidades, diferente da Europa o País estava com sua cultura em formação, o que abria espaço para novos ideais como o proposto pela Arquitetura Modernista, ideal este diretamente defendido e difundido por Lina. Aqui, fortemente influenciada pela cultura popular, a produção de Lina cria diálogos entre o moderno e o popular, desenvolvendo o pensamento de que a arquitetura só se completa com a ocupação cotidiana das pessoas, os utilizadores devem moldar e customizar o espaço.
Logo os Bardi estavam participando ativamente da vida Intelectual do País, relacionando-se com diversas personalidades da época, como Assis Chateubriand, Lúcio Costa, Óscar Niemeyer, Burle Marx e Rocha Miranda.
Lina permanece em ativa produção cultural até os anos 90, atuando nos campos do teatro, arquitetura, cinema e artes plásticas, trabalha como designer de móveis objetos e jóias, cenógrafa e organiza diversas exposições. Continua participando de diversas atividades até o dia em que falece na Casa de Vidro no dia 20 de março de 1992.
Deixa como principal legado obras de grande valor arquitetônico, servindo como referência para muitos arquitetos do Brasil e do mundo até a atualidade.
ALGUMAS DE SUAS OBRAS:
Masp- São Paulo (1968)
Sesc Pompéia SP (1977)
By: Scheverly Luiz






Comentários