Um pouco sobre Capitães de Areia
- isabellesiilva060
- 9 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Capitães de Areia se trata de um romance de 1937, do escritor Jorge Amado(1912-2001). O livro conta a história de um grupo de crianças abandonadas, que lutam para sobreviver, enfrentando diversos problemas e confusões. O grupo de meninos abandonados que formam os Capitães se escondem em um armazém abandonado em uma das praias da capital baiana, que é onde se passa toda a trama.
Os personagens da história central apresentam algumas características, João grande é muito forte, Sem-Pernas pela sua angústia e ceticismo, Gato o sedutor do grupo que tinha caso com Dalva e o Boa-Vida que é marcado pela sua malandragem.
Todos os Capitães eram comandados por um líder, Pedro Bala que descobre que seu pai foi morto durante uma guerra sindical. Um dia junta-se aos meninos a primeira e única mulher do grupo, Dora, cujos pais tinham morrido por uma epidemia de malária(na época era bastante comum). No começo todos ficaram desconfiados, inclusive Dora que aos poucos se integra ao grupo e começa um romance com Pedro Bala.
Características Gerais
-A obra está inserida na segunda fase do modernismo, quando a literatura passa a focar nas questões sociais.
- O livro faz uma analogia entre a aventura narrada e a mensagem política que se pretende transmitir.
- Tendo em mente que naquela época, movimentos sociais eram comuns contra o governo, logo em seguida começaria a ditadura getulista e a repressão começa a mostrar-se ainda mais forte.
- Jorge Amado foi um dos primeiros a abordar a questão dos menores de rua de uma perspectiva social e não simplesmente policial.
- A linguagem era típica do modernismo, prosa com vários momentos líricos.
Letícia Linhares de Moraes

Comentários