Um pouco sobre a obra “Os Ratos” -Maria Eduarda Moreira (19/08)
- isabellesiilva060
- 19 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Os Ratos é um romance do escritor Dyonélio Machado, publicado em 1935, considerado o mais importante do autor.
O livro narra um dia na vida de um funcio público, Naziazeno Barbosa, um cidadão comum que acorda com um sério problema: o leiteiro ameaça cortar-lhe o fornecimento de leite caso ele não pague, na manhã seguinte, a dívida de 53 mil réis. A trama se passa em aproximadamente vinte e quatro horas e descreve detalhadamente as perspectivas, angústias, desilusões do personagem durante este tempo.
Podemos ver clarament que, por meio do personagem Naziazeno que Dyonélio Machado transmite sua crítica à sociedade totalmente alienadá ao capitalismo, dominada pela influência do dinheiro, ao mostrar de forma angustiante um drama urbano de incomum verossimilhança com uma parcela da população, à mercê de dívidas, sendo assim obrigados a recorrer empréstimos e agiotas.
Dyonélio também critica a ineficiência das instituições públicas brasileiras. Em uma passagem da obra, é mencionado que Naziazeno, funcionário público da Divisão de Levantamento de Faturas, não hesita em deixar pelo menos dez meses atrasadas, argumentando que não é um serviço que precisa estar em dia.
Os Ratos tornou-se uma das obras mais influentes da segunda geração do modernismo no Brasil , e recebeu o Premoi Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.


Comentários