MODERNISMO
- isabellesiilva060
- 28 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de set. de 2018
O Modernismo foi um movimento literário que teve seu início no século xx. Os percussores desse movimentam buscavam romper com os padrões que eram estabelecidos na época, desejam sair do famoso tradicionalismo. O Modernismo não se prendeu apenas a fragmentação da estética, ao mesmo tempo o movimento visava o nacionalismo na tentativa de mostrar o verdadeiro Brasil ao brasileiro, e para isso, usava a ironia, humor e até mesmo paródias, até por que os versos eram muito mais livres e os autores possuíam uma autonomia muito maior.
Pode se afirmar que o marco desse movimento no Brasil se deu na “Semana da Arte Moderna” no Teatro Municipal em São Paulo, durante os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922. O movimento tinha como intuito as primeiras manifestações modernistas, que buscavam uma nova visão de arte inspirada nas Vanguardas Europeias. Consistiu em três fases bem marcadas:
A primeira fase: "Fase Heroica", os artistas buscam a renovação estética inspirada nas vanguardas europeias, no entanto também pode se dizer que foi uma fase revolucionária e radical.
A segunda fase: “Fase de Consolidação", este momento é caracterizado por temáticas nacionalistas e regionalistas com predomínio da prosa de ficção.
A terceira fase: Conhecida como fase "Pós Modernista", não há um consenso a respeito de seu término, até por que para muitos é uma fase que se encerrou nos anos 60, 80 e outros consideram que essa fase é vivenciada até os dias hoje, pois a arte modernista influenciou diretamente os artistas que surgiram posteriormente.
O movimento foi marcado por músicas, poemas, danças, palestras, pinturas e esculturas. Infelizmente na época não foi tão bem interpretado e aceito, pessoas vaiaram, arremessaram comidas. Mas com o tempo inúmeras revistas e a própria sociedade foram aderindo esse novo modelo de arte proposta, que perdura até os dias de hoje.
(Bárbara Armani)





Comentários