Graciliano Ramos
- isabellesiilva060
- 19 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
Resumo de sua biografia!
Graciliano Ramos de Oliveira nasceu em Quebrangulo, Alagoas, em 27 de outubro de 1892. Formado por uma família bastante grande, tinha 15 irmãos, seu pai educou-os de uma forma bem rígida, fazendo com que Graciliano acreditasse que muitas relações eram fundamentadas em violência.
Aos 12 anos já produziu publicações em jornais voltada para crianças, entretanto, seus maiores trabalhos ocorreram no Rio de Janeiro, criando até mesmo pseudônimos. Lá, se casa, tem quatro filhos e posteriormente sua mulher falece.
Depois, se tornou prefeito em uma cidade no interior de Alagoas, mas dois anos depois se renunciou e após isso, casa-se novamente.
Sua obra de maior sucesso, "vidas secas", que anos depois virou filme, foi lançada em 1938.
Durante a ditadura de Getúlio Vargas, foi acusado de intentona comunista, tentativa de golpe contra o governo de Vargas, sendo preso e escrevendo a obra "Angústia", que relata um pouco dos sentimentos vividos.
Em 1953, Graciliano morre com problemas no pulmão, não terminando sua obra “Memórias do cárcere”, que foi publicado sem o capítulo final.
Sua obra:

A segunda fase do modernismo mostra os problemas enfrentados em cada região no Brasil, e nesse livro não é diferente. Vidas Sêcas conta a historia de uma família que de tempos em tempos, é obrigada a se deslocar para áreas menos destruídas pela seca. Nesse livro, Graciliano consegue mostrar toda a dificuldade enfrentada pelas pessoas que vivem no nordeste, um dos principais intuitos da segunda geração do modernismo, mostrar o que realmente estava acontecendo.
Christian Marquês

Comentários