top of page
Buscar

De Um Certo Modernismo A Um Certo Capitão Rodrigo

  • Foto do escritor: isabellesiilva060
    isabellesiilva060
  • 24 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

Um certo Modernismo, no Brasil, se iniciou com a Semana de 22, que trouxe um novo olhar para a arte brasileira. Pela primeira fase, o Modernismo despertou o interesse de vários artistas, assim como também foi alvo de muitas críticas. Seguindo as velhas ideias e trazendo novas, surge a 2° Geração Modernista (Geração de 30), que apresenta uma literatura mais “amadurecida”. Os livros escritos nessa fase apresentavam uma linguagem popular, próxima do cotidiano, o que facilitava o acesso da população, pois, dessa forma, o livro se tornava mais atraente e fácil de ser interpretado.

Um dos expoentes dessa trajetória foi Érico Veríssimo, o intérprete dos gaúchos. Érico foi extremamente fiel com sua escrita, sempre apresentando a relação entre o presente degradado por crises e revoluções e o passado histórico marcado pelo heroísmo do povo gaúcho na defesa de seu território, e é esse o tema principal de um de seus livros mais famosos: “Um Certo Capitão Rodrigo”. O livro relata a história de um Capitão Rodrigo que chega à cidade de Santa Fé. Contrariando o pedido do Coronel Ricardo Amaral Neto, Rodrigo permanece na cidade. Lá, ele conhece Juvenal, que é quem se torna seu melhor amigo mais tarde, e não demora muito até que ele se apaixone por Bibiana, com quem se casa e tem três filhos. Isso, porém, acaba despertando a inimizade do filho do Coronel, Bento Amaral, com quem disputou o amor de Bibiana.

No entanto, Rodrigo não se dá bem na vida de homem pacato e casado. Numa noite em que fica jogando até tarde, sua filha Anita morre, o que acaba deixando-o aturdido e desamparado, mas ele logo se anima com a chegada da Revolução Farroupilha, afinal, ele era um herói e adorava guerras e confrontos.

Por fim, permanece uma questão: talvez Rodrigo seja uma imagem de homem que Veríssimo admirava, um guerreiro cuidador, e o mais importante, um gaúcho firme que defende sua terra até a última gota de sangue. Ele foi um escritor espetacular que representou o modernismo em “Um Certo Capitão Rodrigo” com excelência e regionalismo sulista puro.

Texto por Victor Augusto Pimenta Silva


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O modernismo- Isis Bez Birolo

" Se você ainda não aprendeu sobre o modernismo agora é seu momento" SE JOGA NA BATIDA!!! (Bárbara Armani) O Modernismo Enquanto o...

 
 
 
80 anos de Vidas Secas

Apesar de terem se passados 80 anos, vidas Secas ainda retrata temas que são realidade em varias partes do mundo. Graciliano Ramos...

 
 
 

Comentários


© 2023 por Blog da Paternidade

Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Google+ Black Round
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round

Av. Bernardino de Campos, 98, São Paulo, SP 12345-678

info@meusite.com

Tel: 011-3456-7890

Fax: 011-2345-6789

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page