Contexto Histórico da Segunda Fase
- isabellesiilva060
- 7 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
É inegável que o contexto histórico possui uma importância enorme na literatura, pois muitos escritores baseavam suas obras no contexto vivenciado na época. A Segunda Geração do Modernismo tem início no ano de 1930 e término em 1945.
Dentre os fatores históricos, tomam-se destaque:
-Crise de 1929: por causa de uma superprodução ocorreu a quebra da Bolsa de Valores de Nova York que afetou o mundo todo, deixando muitos países em uma crise social, econômica e política.
-Presidência de Getúlio Vargas(1930 até 1945): além do aumento do desemprego, a falência de fábricas, a fome e miséria, no Brasil a Revolução de 30 representou um golpe de estado. O presidente da República Washington Luís foi deposto, impedindo assim, a posse do presidente eleito Júlio Prestes.
Foi o início da Era Vargas e o fim das Oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, denominado de "política do café com leite". Com a chegada de Getúlio ao poder, a ditadura no país também se aproximava com o Estado Novo (1937-1945).
-Surgimento de regimes totalitários: o surgimento de regimes totalitários, tomando destaque o nazismo e fascismo, foi um dos fatores que contribuiu para acontecer a Segunda Guerra Mundial.
Espero que tenham compreendido o que ocorria naquela época!
Kaio Vinícius Lage Magalhães


Comentários